SOBRE A BRAWU AMBIENTAL
Derrocagem é um processo de engenharia que envolve a remoção de rochas e obstáculos em cursos d’água, como rios e canais, visando melhorar a navegação, prevenir inundações, controlar o fluxo de água ou permitir a construção de infraestruturas, como barragens e pontes.
Durante o processo, utilizamos técnicas e equipamentos específicos, como dragas, explosivos, draglines e martelos hidráulicos. O objetivo é fragmentar, deslocar ou remover as rochas e outros materiais que obstruem o caminho da água, criando um canal mais navegável e seguro.
As características das rochas e do local em que o trabalho será realizado, são fatores fundamentais para definição do método adequado e seguro. Saiba um pouco mais sobre os processos mais comuns de derrocagem:
- Explosões Controladas
Quando as rochas são muito grandes e não podem ser removidas por métodos mecânicos, utiliza-se a técnica de explosões controladas. Um explosivo é colocado nos pontos estratégicos das rochas, de modo a quebrá-las em pedaços menores, facilitando a remoção.
- Perfuração e Fragmentação
Em alguns casos, é feita uma perfuração nas rochas subaquáticas e um martelo hidráulico é usado para fragmentá-las. Esse método é comumente utilizado quando as rochas são de menor tamanho e dureza.